Rabanetes

What kind of gear should I pack on my trip-

Os pequenos rabanetes quase que passam despercebidos, por entre os outros hortícolas que dominam o prato dos portugueses. No entanto, após a descrição das suas propriedades nutricionais, com toda a certeza que os irão comer mais vezes.

A cor vermelha da casta deve-se à presença de antocianinas, pigmentos da família dos flavonóides, que funcionam como antioxidantes com propriedades anti-cancerígenas e anti-inflamatórias. As antocianinas estão igualmente relacionadas com um efeito positivo na diminuição do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Podemos encontrar nos rabanetes vitamina C, fósforo, zinco e algumas vitaminas do complexo B, que juntamente com a riqueza dos mesmos em água, fazem do consumo deste vegetal uma mais valia para a manutenção do aspecto saudável da pele. A vitamina C possui também propriedades anti-cancerígenas e ajuda no bom funcionamento do sistema imunitário.

Sendo ricos em água são de facto um diurético natural, uma vez que aumentam a produção de urina, ajudam na eliminação de toxinas acumuladas e na prevenção de infecções do sistema urinário.

Os rabanetes são ricos em fibra, o que contribui para regularização do trânsito intestinal; têm baixo índice glicémico, o que ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar do sangue (glicemia); além de serem um vegetal pouco calórico, têm apenas 13 kcal por 100g. Contribuem para o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar, regulando a produção de bile e bilirrubina.

Ficaram convencidos? Espero que sim 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s