Dia Mundial do Chocolate

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O cacau é a principal matéria prima dos diversos tipos de chocolate e é o fruto da árvore cacaueiro, ou melhor, da Theobroma cacao, que significa “alimento dos Deuses”. Os primeiros registos da sua plantação remontam às civilizações Maia e Azteca. Mas foi Cristovão Colombo que, em 1502, trouxe as sementes para a Europa e difundiu o seu consumo por todo este continente.

Como o cacau é bastante amargo, na produção de chocolate, foram-lhe adicionados outros ingredientes como açúcar, leite, frutos secos e manteiga para assim o tornar mais apelativo…. e também mais calórico! No entanto, os benefícios do consumo de chocolate vêm do seu teor em cacau, quanto maior o teor, melhor!

Falemos então dos benefícios:

  • o cacau é rico em flavonoides (principalmente procianidinas) que estudos demonstram que têm efeitos benéficos na pressão arterial e na diminuição do risco de doença cardiovascular;
  • no cacau está presente uma substância da família da cafeína, a teobromina, que tem um efeito ligeiramente estimulante, ajudando na concentração e no despertar. Por isso, é que muitas pessoas referem que o chocolate as ajuda a concentrar;
  • o triptofano, aminoácido essencial presente no cacau, induz a libertação de um neurotransmissor, a serotonina, que tem efeitos anti-depressivos. Esta também é designada de “neurotransmissor da felicidade” pois tem a capacidade de gerar sensações de bem-estar e prazer;
  • no cacau estão presentes diversas vitaminas do complexo B (como B2 e B12) e mineirais (como fósforo e magnésio).

 

O chocolate preto, que é aquele com um teor de cacau igual ou superior a 70%, tem uma percentagem mais elevada de cacau e mais baixa de açúcar e gordura, sendo por isso nutricionalmente mais vantajoso. Se gosta de chocolate não precisa de se privar pois, como eu refiro sempre, numa alimentação saudável nada é proibido, apenas temos que aprender a fazer escolhas e a melhor, neste caso, é a do chocolate preto ou do cacau simples.

NutripontoCome

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