E chegaram os espargos!

Vitamin C+

Os espargos foi outro dos hortícolas que aprendi a gostar. Quando era pequena não comia muito (apesar da minha mãe contar que na sua infância os espargos abundavam) e só em idade adulta é que descobri as maravilhas de comer espargos salteados com cogumelos ou com ovos mexidos!

Os mais conhecidos são os de cor verde, mas com certeza que já viu os espargos de cor branca. Para os espargos ficarem brancos, ou seja, sem clorofila, são cultivados em estufas protegidos do sol e cobertos com terra.

Mas quais as vantagens nutricionais dos espargos? Ora bem, de um modo geral, os espargos possuem propriedades antioxidantes, diuréticas, anti-inflamatórias, antioxidantes, laxativas e facilitadoras da digestão. Mas se especificarmos mais um pouco os espargos são:

  • ricos em fibra e possuem baixo valor calórico;
  • um legume com um balanço sódio/potássio benéfico para a manutenção da tensão arterial em valores normais (nível baixo de sódio e um nível elevado de potássio);
  • uma excelente fonte do vitaminas do complexo B, das quais destaco o ácido fólico (vitamina B9) fundamental para o desenvolvimento e bom funcionamento do sistema nervoso e medula óssea;
  • ricos em vitamina K, importante para a coagulação sanguínea, para a formação e manutenção de massa óssea, e para o crescimento celular;
  • fonte de vitamina A, E e C, vitaminas com um forte poder antioxidante;
  • boa fonte de cobre, selénio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, manganésio e zinco.

Por tudo que foi referido, mesmo com a desvantagem de terem um preço elevado são um legume a consumir com mais frequência, aproveitando alguma promoção que possa existir.

NutripontoCome

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