Mude hábitos e melhore a sua tensão

Jack Wilson (2)

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Hipertensão doença que, segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, afecta cerca de 50% da população portuguesa. O consumo excessivo de sal é uma das principais causas para uma tensão arterial elevada, tensão essa, que é factor de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Por isso, a primeira recomendação passa pela diminuição do sal ingerido. Ler o rótulo de alimentos processados, tentando escolher aqueles que tenham menos sal; reduzir o consumo de molhos, caldos, comidas pré-preparadas, enchidos e aperitivos salgados; e reduzir a adição de sal nos cozinhados, dando preferência ao uso de especiarias e ervas aromáticas são algumas atitudes que ajudam bastante.

Além disso, devemos:

  • consumir bastantes hortícolas, pois são um grupo de alimentos ricos em nutrientes que ajudam a baixar a tensão arterial, como é o caso do potássio. E não estou a falar na alface, estou a pensar nos espargos, beterraba, couves de folha verde escura, rabanetes, couve roxa, tomate, beringela, entre outros;
  • consumir 3 a 4 peças de fruta diariamente, variando o mais possível;
  • beber 1 – 1,5L de água, diariamente e evitar o consumo de álcool;
  • praticar exercício físico de forma regular, que ajuda não só no bem-estar e no controlo de peso, como também na redução do stress;
  • perder algum peso, caso estejamos perante uma pessoa com excesso de peso ou obesidade. Reduzir 5 kg’s de peso conduz a uma diminuição na tensão arterial (sistólica) no valor de 10 mmHg,

São alguns conselhos, que podem fazer a diferença. Mas caso tenha mais dúvidas, consulte um nutricionista e aconselhe-se!

NutripontoCome

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