Tremoços, o snack de Verão!

Tremoços

Chega o verão, o calor e chegam também os tremoços! Em relação aos outros membros do grupo das leguminosas, do qual fazem parte, são muitas vezes colocados para segundo plano contudo, tal como o feijão, grão ou a ervilha, estão cheios de benefícios nutricionais.

No seu estado natural, os tremoços possuem substâncias tóxicas (alcalóides) que lhe conferem um sabor amargo. É através do processo de cozedura e da passagem por diversas águas, que as enzimas dos tremoços são desactivadas, estes perdem os alcalóides e consequentemente, o sabor amargo. Só após este processo é que eles podem ser consumidos em segurança!

O que podemos dizer de bom dos tremoços? Eles têm:

  • baixo valor calórico (126 kcal por 100g e num prato pequeno (60 g), cerca de 76 kcal);
  • um bom teor proteico (16,4g por 100g);
  • pouca quantidade de gordura (2,4g por 100g), principalmente do tipo mono e polinsaturada;
  • um bom teor em fibra (4,8g por 100g).

Só por estas características referidas podemos ver que o seu consumo, claro que sempre em moderação, ajuda na saciedade, no controle do apetite, regulação dos níveis de açúcar do sangue (glicemia) e dos valores de colesterol. Pelo facto de os tremoços serem uma fonte de proteína de origem vegetal, quando combinados com um alimento do grupo dos cereais (ex. arroz ou massa), permite que estes possam ser usados, por vegetarianos ou vegans, em substituição da proteína de origem animal. Como também não têm glúten, podem ser utilizados por pessoas com doença celíaca ou que sejam intolerantes ao mesmo.

Em termos de vitaminas, os tremoços são excelentes fornecedores de folato, vitamina que assume um papel muito importante durante a gravidez e na fase da pré concepção. No caso dos minerais, destacam-se o potássio, manganésio, cálcio, fósforoferro e zinco.

O problema dos tremoços está muitas vezes no sal que é utilizado na sua conservação, no entanto, se os consumir em casa, basta passa-los por água corrente ou demolhá-los durante alguns segundos. Se os comprar embalados, repare no rótulo e escolha aqueles com menor teor de sal (sódio).

Por isso, quando vir um prato de tremoços não precisa de os evitar com receio que façam mal ou que engordem, tenha apenas atenção à quantidade e caso sejam salgados, já sabe o que fazer!

NutripontoCome

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