Cogumelos!

cogumelos

Shiitake, Portobello, Champignon de Paris… qualquer que seja a espécie de cogumelo, é um hortícola com propriedades nutricionais bem interessantes.

Cerca de 80 a 90% do seu peso é água, são pobres em gordura e são ricos em fibra, ajudando na regulação do trânsito intestinal e na saciedade. São fonte de proteína vegetal, sendo uma boa opção para pessoas vegetarianas ou vegans.

Os cogumelos são uma excelente fonte de potássio, mineral com diversas funções no organismo, como o de ajudar na regulação da tensão arterial e na contracção muscular.

São também ricos em vitaminas do complexo B como a riboflavina (B2), niacina (B3) e ácido fólico (B9), sendo que o aporte adequado desta última vitamina é extremamente importante durante a gravidez, para evitar o aparecimento de defeitos do tubo neural no feto (como a espinha bífida).

Versáteis, saborosos e nutritivos, não tem como não os incluir mais na sua alimentação! Agora, evite os enlatados e tente ao máximo dar preferência aos frescos.

NOTA: Apenas uma precaução, cuidado com o consumo excessivo pois pode potenciar o aumento do ácido úrico, em pessoas que têm tendência em o terem elevado.

NutripontoCome

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s