Dicas para o Natal

coffee-can-improve-energy-levels-and-make-you-smarterNão sou a favor de nos privarmos de tradições, em épocas tão especiais como o Natal, por motivos como o medo do ganho de peso. Isso só leva a tristeza e a ansiedade. No entanto, acredito que com moderação podemos aproveitar, ao máximo, a vida e momentos especiais!

Por isso, como o Natal só acontece uma vez no ano, com tradições gastronómicas que só nesta época fazem sentido, não se prive de as manter nos dias devidos (24 e 25 Dezembro, 31 Dezembro e 1 de Janeiro). Preocupe-se sim, ou melhor, tenha mais cuidado com a sua alimentação, nos dias em que não tem nada… aí esteja mais atenta/o e conseguirá “sobreviver” às festas sem “kg’s” a mais na balança.

Como forma de ajuda, deixo alguns conselhos para a época:

1. Regra de ouro: nunca sair de casa sem tomar o pequeno-almoço. Coma pão integral ou tostas integrais ou flocos de aveia, acompanhado de leite ou chá ou cevada e claro uma peça de fruta.

2. Evite saltar refeições e coma sempre de 3 em 3 horas. Este hábito ajuda na saciedade e evita o comer em excesso.

3. Água ou chás quentes devem ser dois dos seus melhores amigos nesta época. Chá verde, chá de gengibre e canela, chá de limão irão ajudar a desintoxicar e a ativar o metabolismo. Deve beber espaçadamente, ao longo do dia.


4. Leve sempre os seus lanches para o trabalho e caso haja um bolo ou bombons (que eles por “magia” aparecem), coma sempre primeiro aquilo que tem que comer e só depois este extra.

5. Coma sempre sopa de legumes, sem batata, antes do almoço e jantar.

6. Planifique bem as suas refeições, valorizando confecções mais leves, maior frequência do consumo de peixe e a existência frequente de legumes/saladas a acompanhar.

7. Quer nos dias de festa, quer nos jantares de natal, sirva-se primeiro de uma quantidade generosa de legumes/salada, seguindo-se uma pequena porção de carne ou peixe e por último de arroz, massa ou batata.

8. Quando tiver um jantar de natal e se deparar com as entradas não desespere, lembre-se “do mal o menos”, ou seja, entre todas as opções escolha aquela que tenha menos gordura. Pode ser camarão cozido ou mexilhões com cebola e pimento picados, em detrimento, por exemplo, de rissóis ou alheira.

9. Coma devagar e mastigue bem os alimentos, para assim conseguir parar de comer antes de ter aquela sensação de enfartamento, bastante incómoda.

10. Se os dias das festas forem em sua casa tente fazer uma dose mais pequena de doces, para assim não sobrar e ter a tentação de os comer a semana toda. Quer fazer um pouco de tudo, faça mas tenha atenção à quantidade.

11. Não se esqueça do exercício físico. Se vai ao ginásio, não falte, se gosta de caminhar ou correr, aproveite os dias de sol, para fazê-lo mais vezes ou aumentar um pouco o percurso.

Natal é sinónimo de aconchego, família, tradição e por isso aproveite ao máximo estes momentos, que são aqueles que iremos recordar para sempre!

Votos de Boas Festas!!!

NutripontoCome

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