Beringela, tudo que tem a saber!

beringela

Um legume que passa despercebido para muita gente mas que é adorado por outros. Eu confesso que aprendi a gostar e agora sou fã. Se não gosta ou nunca comeu, o truque está em descobrir a forma de como a gostamos de a cozinhar e a partir daí nunca mais deixaremos este legume de parte.

Mas porque é importante consumir beringela? Não é apenas para se ter uma alimentação saudável, que passa pelo apostarmos na variedade dos alimentos que escolhemos, mas pelo facto de ser dos poucos legumes roxos que existem, legumes esses com características nutricionais interessantes.

A beringela é uma excelente fonte de fibra e um óptimo fornecedor de algumas vitaminas do complexo B, como é o caso da vitamina B1 (tiamina), B6 (piridoxina) e B3 (niacina)., sendo também uma boa fonte de manganésio, cobre, potássio e magnésio.

Na casca da beringela estão presentes um grupo de flavonoides, as antocianinas, com propriedades antioxidantes, com efeito benéfico na diminuição do risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

De forma geral, o consumo regular de beringela tem efeitos benéficos na digestão, na regulação do trânsito intestinal, na prevenção do aparecimento de alguns tipos de cancro, na diminuição do colesterol LDL e na redução da tensão arterial.

Convencida? Espero que sim 🙂

Nutripontocome

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s