Quinoa, um cereal já adorado pelos Incas!

Jack Wilson (2)

Os Incas chamavam-na de “chisiya mama”, que significa “mãe de todos os grãos”. A quinoa é uma planta nativa dos Andes sendo cultivada, pelos povos em torno desta cordilheira, desde há 5000 anos.

A quinoa é considerada um pseudo-cereal pois não pertence à família das gramíneas, como é o caso do trigo ou centeio. Os pseudo-cereais distinguem-se pelo facto de serem ricos em proteína, noutros nutrientes e isentos de glúten, mas como têm aspecto semelhante aos cereais comuns e alto conteúdo em amido, confundem-se como tal.

O teor proteico da quinoa é bastante elevado possuindo todos os aminoácidos essenciais e assim considerada uma fonte de proteínas de alto valor biológico – algo que geralmente só ocorre em alimentos proteicos de origem animal. É fonte de ácidos gordos essenciais, ómega 3 e ómega 6, bastante importantes na prevenção de doenças cardiovasculares e diminuição dos valores de colesterol.

É um pseudo-cereal rico em fibra (tem o dobro da fibra encontrada na aveia) e em hidratos de carbono sob a forma de amido, além de ser isenta de glúten, algo benéfico para os doentes celíacos e para pessoas que sigam uma dieta sem glúten.

A quinoa é uma excelente fonte de tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), vitamina B6, folato (vitamina B9) e vitamina E. Tem elevados valores em ferro, magnésio, fósforo, manganésio e zinco. O zinco, por exemplo, é fundamental para o normal funcionamento do sistema imunitário e reprodutor; e o fósforo é necessário para a activação de diversas enzimas e hormonas, é componente estrutural dos ossos e é parte integrante do DNA e RNA.

Se ainda não faz parte da sua dieta experimente incluí-la de vez em quando. Deixo de seguida a indicação de como a cozinhar:

1 chávena de quinoa (branca, preta ou vermelha)

2 chávenas de água

sal q.b.

Primeiro tem que lavar bem a quinoa, usando para isso um escorredor e água corrente, até ficar totalmente límpida.

Colocar a quinoa num tacho e adicionar o dobro de água (neste caso, duas chávenas), temperar com um pouco de sal. Deixar levantar fervura e depois reduzir para o mínimo, ficando a cozer tapada. Quando a água estiver toda absorvida e a quinoa mais fofa, desligar.

Ela duplica de volume e por isso, o que sobrar, deve ser guardado num recipiente hermético no frigorífico.

Como servir? A quinoa substitui o arroz, massa ou batata, podendo ser adicionada a uma salada fria ou a legumes salteados, onde ela vai absorver os temperos de cada uma destas confecções.

NutripontoCome

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