Uma receita de brownie a guardar!

STYLE (1)

Já pegou no papel? Então vá buscá-lo e anote a receita 🙂

1 lata pequena de grão-de-bico

1 chávena almoçadeira de bebida vegetal de aveia

2 colheres de chá de extracto de baunilha

1 colher de chá de fermento

1/3 de chávena de açúcar de coco

1/4 de colher de chá de sal

1/3 de chávena de manteiga de amendoim crunchy da Prozis (100% amendoim)

1/3 de chávena de chocolate negro (partido aos bocados pequenos)

1 chávena de farinha de aveia

Escorra o líquido da lata de grão-de-bico e deite o grão, juntamente com todos os outros ingredientes, excepto chocolate negro e farinha de aveia, num robot de cozinha. Triture tudo até ficar uniforme.

Deite a mistura numa bacia e junte-lhe a farinha de aveia. Misture bem até ficar a massa uniforme. Prove para ver se está ao seu gosto, caso não esteja adicione mais açúcar.

Verta a massa num tabuleiro quadrado, previamente forrado com papel vegetal, espalhando de forma uniforme. Deite as pepitas de chocolate por cima, bem espalhadas e até um pouco metidas na massa.

Leve ao forno por 20-25 minutos a 180ªC (a massa fica húmida mas começa a ficar mais dura em cima). Retire e deixe arrefecer cerca de 30 minutos.

Bom apetite!

NutripontoCome

 

(da página do instagram: let’s cook vegan)

Advertisements

Granola de amaranto tufado, aveia e nozes

STYLE

Bem, esta granola tem bem mais do que o título refere mas não ia referir tudo. Esta foi a primeira tentativa de uma nova granola que pode bem vir a ser adaptada, no entanto, para já, estou bem contente com o resultado. Espero que goste tanto quanto eu!

(para um frasco médio)

3/4 de chávena de amaranto tufado

1 chávena de flocos de aveia

3/4 de chávena de sementes de abóbora

3/4 de chávena de nozes partidas aos pedaços

3/4 de chávena de uvas passas

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de extracto de baunilha

2 colheres de sopa bem cheias de geleia de arroz

2 colheres de sopa de óleo de coco

Deitar todos os ingredientes numa taça, deixando para último o óleo de coco que tem que previamente derreter no microondas. Misturar tudo muito bem.

Espalhar esta mistura num pirex e levar ao forno por 25 minutos a 180ºC, mexendo a meio da cozedura, ou até ficar mais tostado. Tirar do forno e deixar arrefecer completamente. Guardar num frasco hermeticamente fechado (aguenta bem 15 dias).

Bom apetite!

NutripontoCome

Scones de batata doce

STYLE (2)

para 12 scones médios

250g de farinha de trigo

1/4 de colher de chá de sal

1 colher de chá de fermento

uma pitada de noz moscada

250g de batata doce cozida (laranja)

60 ml de azeite

60 ml de leite magro

1 ovo batido

2 colheres de sopa de açúcar mascavado (mal cheias)

Primeiro lave bem a batata doce com casca, embrulhe-a em papel vegetal e leve-a ao forno, durante 40 minutos ou até espetar a faca e ela atravessar a batata. Deixe arrefecer e retire a casca. Se estiver muito mole esmague com um garfo até ter um puré, senão utilize um robot de cozinha.

Numa bacia deite todos os ingredientes e mexa até ficar uma massa mais uniforme. Se achar que a massa pega muito, deite um pouco mais de farinha. Mas ela fica fofa, um pouco húmida e arejada.

Coloque uma folha de papel vegetal num pirex de ir ao forno e com a ajuda de duas colheres de sopa forme bolas (não precisam de estar perfeitas) de massa, espaçadas porque os scones crescem um pouco.

Leve ao forno, 180º cerca de 20 minutos ou até estarem mais tostados. Deixe arrefecer um pouco e é só deliciar-se. Eu comi-os simples e ficam óptimos!

Bom apetite

NutripontoCome

Bolachas de coco e amêndoa

STYLE (1)

E aproxima-se o fim-de-semana, não achaa que umas bolachas calham sempre bem? Eu acho sim e ainda por cima dá para fazer com filhos ou sobrinhos. Eles adoram meter as mãos na massa e depois ver a “obra” deles pronta 🙂

Para estas bolachas vai precisar de:

1 chávena de coco ralado

3/4 de chávena de farinha de amêndoa

1 ovo

4 colheres de sopa de óleo de coco

4 colheres de sopa de geleia de arroz

1 colher de chá de canela em pó

Primeiro triture a amêndoa e passe-a por uma peneira, para ficar a farinha uniforme. Numa bacia deite o coco, a farinha de amêndoa, o ovo batido, o óleo de coco derretido, a geleia de arroz e a canela. Misture tudo muito bem.

Se vir que a massa está muito húmida e se prende muito nas mãos, deite um pouco mais de farinha de amêndoa. Forme uma bola grande e leve ao frigorífico durante 20 minutos.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque uma folha de papel de vegetal. Pegue num pouco de massa e achate, formando um círculo do tamanho que quiser. Repita sempre até acabar a massa.

Leve ao forno a 180ªC durante 15 a 20 min, ou até ver as bordas das bolachas mais tostadas. Retire e deixe arrefecer completamente.

Bom apetite!

NutripontoCome

Quiche de Carne, courgette e cenoura

STYLE

Esta quiche foi feita para aproveitar sobras porque a política de comer tudo para não sobrar nunca é a melhor, há sempre solução para as ditas “sobras”, sem se ter que comer à sobreposse. Tinha sobras de bifes e a imaginação teve que funcionar 

Para fazer esta quiche, que pode ser com bife, frango ou peru, só precisa de primeiro triturar a carne. Depois, numa frigideira corte cebola em meias luas finas, deite um fio de azeite e deixe estalar um pouco. Em seguida, adicione cenoura ralada grossa e courgette também ralada grossa. Mexa e tempere com um pouco de molho de soja. Deixe cozer uns minutos (2 a 3) e adicione a carne picada. Misture novamente. Desligue (não precisa de cozer muito porque ainda vai ao forno).


Num taça bata três ovos e adicione 1/2 chávena de leite (pode trocar por natas de soja). Forre uma tarteira com papel vegetal, coloque massa quebrada, deite a mistura dos legumes/ carne e depois deite a mistura liquida. Leve ao forno, a 180ºC por cerca de 20-25 minutos, ou até ver que está cozida. Espero que goste 

Bom apetite!

NutripontoCome

 

Bolachas de aveia e banana

STYLE (2)

E o cheiro a bolachas prontas inunda a cozinha e é impossível resistir-lhes! Banana + canela + aveia, não há melhor combinação 🙂

28 a 30 bolachas

2 chávenas e 1/2 de flocos de aveia

3/4 de chávena de farinha de aveia

2 colheres de sopa de açúcar de coco

1 colher de chá de fermento

1 colher de chá de canela

uma pitada de sal fino

1/2 chávena de leite vegetal de amêndoa

1 colher bem cheia de geleia de arroz

1 ovo

1 colher de chá de extracto de baunilha

1 banana muito madura (esmagada)

 

Basta misturar todos os ingredientes numa bacia, excepto as nozes, para formar uma massa homogénea. Coloque num tabuleiro de forno uma folha de papel vegetal e com a ajuda de 2 colheres de sopa faça bolas de masa sensivelmente do mesmo tamanho,  esmagando-as um pouco.

Leve ao forno, a 180ºC, cerca de 17 a 20 minutos, ou até ficarem mais firmes. Quando estiverem prontas, deixe-as arrefecer completamente e depois guarde-as, num frasco hermeticamente fechado.

NOTA: pode deixar ficar um pouco de massa de lado e misturar um pouco de nozes partidas em pedaços pequenos.

Bom apetite!

NutripontoCome

Smoothie de Abacate e Cacau

STYLE (1)

Se não gosta muito de abacate, não se preocupe porque este smoothie não fica nada com sabor a ele. Pode experimentar fazê-lo para o pequeno-almoço ou para levar, dentro de um frasco, para o lanche. Aqui fica a receita:

para 2 pessoas

2 bananas bem maduras (pequenas)

1 abacate médio

200 ml de bebida vegetal de amêndoa (ou leite)

2 colheres de sopa de cacau cru em pó

Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e triture. Pode adicionar um pouco mais de bebida vegetal, conforme gostar de uma consistência menos presa.

Acompanhe com granola e fruta.

Bom apetite!

NutripontoCome

 

Trufas de Cenoura

STYLE

Tirei esta receita de um blog para experimentar algo de diferente e usar como snack. Eu gostei e cá em casa também está aprovado por isso, se gosta de cenoura, quer algo de diferente sem adição de açúcar refinado, está aqui uma sugestão. Espero que goste 🙂

250g de cenoura

80g de nozes

40g de farinha de amêndoa

12 tâmaras

canela em pó

2 colheres de sopa de chá de raspa de laranja

70g de flocos de aveia (ou farinha de aveia) – usei farinha

1 colher de sopa de geleia de aveia

coco ralado

Corte as cenouras em quadrados pequenos, triture num robot de cozinha e deite numa bacia.

Triture as nozes com as tâmaras e adicione à cenoura triturada. Depois triture a amêndoa, reduzindo-a a farinha. Junte os restantes ingredientes, excepto o coco e misture bem.

Forme bolinhas pequenas e passe-as por coco ralado. Levar ao frigorifico, num tupperware, conservando-as lá. Vá tirando conforme a necessidade.

Bom apetite!

NutripontoCome

Bolachas de cacau e coco

Como detectar maus conselhos

E quando o amor ao chocolate é muito e não se pode passar sem ele? É sempre bom termos uma receita que nos acalme a vontade e nos deixe satisfeitos… sem culpa! Aqui está um exemplo, que serve para adultos e graúdos, com sabor a chocolate, pouco açúcar e rica em fibra, pelo uso da farinha integral.

(rende 27 bolachas pequenas)

1 chávena e 1/2 de farinha de trigo integral

2 colheres de sopa de cacau em pó

1/4 de chávena de açúcar de coco

1 colher de chá de fermento

1 ovo e 1 clara

1/4 de chávena de leite de amêndoa sem açúcar

1/3 de chávena de óleo de coco derretido

1/3 de chávena de flocos de coco

Numa bacia junte a farinha de trigo integral, com o cacau, o açúcar de coco e o fermento. Mexa bem. Bata o ovo inteiro e a outra clara, com um garfo e adicione aos ingredientes da bacia. Junte depois o leite de amêndoa e o óleo de coco. Misture bem (nesta altura a mistura está húmida e vai ficar uma massa mais unida). Junte depois o coco ralado. Misture tudo novamente para envolver.

Prove um pouco da massa e se achar pouco doce pode adicionar um pouco mais de açúcar de coco (este açúcar adoça menos que o açúcar regular).

Num pirex, coloque uma folha de papel vegetal a tapar o fundo. Com a ajuda de duas colheres de sobremesa faça umas bolinhas (do género de pastéis de bacalhau) e coloque-as, um pouco espaçadas, no papel vegetal. Achate-as um pouco com o dedo (elas não espalham e mantêm a forma que lhes der, por isso pode achata-las mais do que as da foto).

Leve ao forno a 180 ºC, durante 10 minutos. Retire e deixe arrefecer. Guarde num recipiente hermético.

Bom apetite!

NutripontoCome

Frango e cogumelos salteados em óleo de coco

Como detectar maus conselhos

Fiquei tão fã deste frango que vai ficar na minha lista de receitas favoritas. Se gosta tanto de coco como eu vai adorá-la também 🙂

Primeiro precisa de temperar com sal um bifes de frango (4 tamanho médio), deixe a repousar. Numa frigideira pique uma cebola média (branca ou roxa) em pedaços que não precisam de ficar muito pequenos. Adicione 2 colheres de sopa de óleo de coco. Acenda o lume e deixe a cebola estalar um pouco. No entretanto, corte os bifes em pedaços mais pequenos e deite-os na frigideira. Mexa, para envolver. Lave alguns cogumelos frescos (eu sugiro os shitaki), corte-os em pedaços pequenos e coloque-os também na frigideira. Mexa, novamente. Tempere com tomilho e veja se precisa de mais sal (eu não tive necessidade de adicionar mais nada). Mexa e deixe a carne cozer (não em demasiado) e os cogumelos diminuírem de tamanho.

Acompanhe com arroz seco e uma salada. Ao servir sugiro, que no prato, deite um pouco de coco ralado, realça o sabor mas sem ele fica bom na mesma!

Bom apetite!!

NutripontoCome